CICLOTURISMO NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Aventura

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Protegendo uma área de 240.000 hectares de cerrado de altitude, possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001. Mas a Chapada dos Veadeiros é muito maior que a área protegida do Parque Nacional. Inicialmente, quando da primeira delimitação da sua área em 1961, o parque chegou a ter mais de 600 mil hectares e as características geomorfológicas marcantes, avançam desde o Planalto Central, em Brasília, no sentido norte, até as terras baixas do Estado do Tocantins. Um verdadeiro festival de paisagens espetaculares, cachoeiras e águas puras com as mais diversas tonalidades. Nós buscamos explorar ao máximo o potencial turístico natural da região, promovendo uma imersão em valores culturais e artísticos dos habitantes locais, em especial dos povos das comunidades quilombolas dos Kalungas. Iremos mesclar pedais em singles e estradões que unem os principais atrativos da Chapada dos Veadeiros. Nosso objetivo é oferecer ao viajante total conforto e segurança durante os dias de estadia na Chapada dos Veadeiros, oportunizando experiências únicas, com um serviço profissional e de excelência, já reconhecido por centenas de clientes que viajaram conosco neste e em outros destinos.
 
SOBRE A TRILHA
Roteiro indicado para pessoas ativas, que praticam atividade física regularmente. Passeios de 32 a 44 km por dia, em terrenos acidentados, com algumas subidas mais íngremes ou mais longas. Vamos pedalar em estradas secundárias pavimentadas com pouco tráfego (em alguns trechos mais curtos podemos dividir a estrada com carros), bem como em estradas de terra batida com muito pouco tráfego. O roteiro não possui trechos técnicos, sendo 100% pedalável.
 
DIA A DIA
 
1° Dia - ORIGEM / BRASÍLIA / VILA DE SÃO JORGE
 
Após realizar a recepção de todos os aventureiros, embarcaremos em nossa van e partiremos rumo à Chapada dos Veadeiros para realizarmos a nossa hospedagem em nossa pousada. Noite livre pela Vila de São Jorge.
 
* recomendamos voos com chegada em Brasília até as 20h.
 
Sem refeições inclusas;
Pernoite em pousada.
 
 
2° Dia - VALE DO RIO DOS COUROS / APA SERRA DA BOA VISTA / CACHOEIRA ALMÉCEGAS
 
Após o café da manhã, realizaremos um bate papo técnico sobre os próximos dias de nossas aventuras. Logo após, partiremos em nossa van até o ponto de início de pedal. Neste dia percorreremos uma das mais belas regiões da Chapada dos Veadeiros. Passaremos pelos cursos altos do Rio São Miguel onde avistaremos cenários de jardins cuidadosamente montados pela natureza, através de estradões e singles exclusivos. Em Seguida, nosso destino será o vale do Rio dos Couros, passando pela APA da Serra da Boa Vista, um dos importantes cartões postais da Chapada. Os rios São Miguel e Couros são dois dos principais afluentes do rio Tocantinzinho, formando a Bacia do Rio Tocantins. Um espetáculo de paisagem, com possibilidade de avistamento de diversos animais silvestres que ocasionalmente nos enchem os olhos com suas aparições. Seguindo o nosso bike tour, chegaremos aos maiores atrativos do dia: a Cachoeira das Almécegas nos brindando com sua imponente queda que desce por um paredão repleto de veios que colorem com os mais variados tons os olhos de quem se batiza em suas águas. Seguiremos então até um belo mirante no alto da Serra das Almécegas para a realização de saltos incríveis em uma tirolesa de 850 metros de extensão com uma vista espetacular da Chapada dos Veadeiros (opcional). Após os Saltos, seguiremos pedalando até a sede da fazenda, aonde finalizaremos o nosso dia. Depois deste dia incrível, ao redor da fogueira, experimentaremos a deliciosa cerveja produzida ali mesmo. 
 
 
Descrição da atividade: estradões e single tracks de exigência física e técnica moderada;
Distância: 44 quilômetros;
Total subidas: 524m;
Total descidas: 361m.
 
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em pousada.
 
 
3° Dia - CAVALCANTE / SÍTIO QUILOMBOLA KALUNGA / CACHOEIRA SANTA BÁRBARA

Neste dia seguiremos em um deslocamento de van até a cidade de Cavalcante, para conhecermos uma das mais incríveis atrações da Chapada dos Veadeiros. Iniciaremos nosso pedal por estradas vicinais e single tracks no Sítio Quilombola Kalunga, passando por casas de nativos. O caminho em si já é um espetáculo e seremos premiados com a chegada à Cachoeira Santa Bárbara, uma das 10 mais bonitas do Brasil. Serão momentos eternizados com banhos deliciosos nas águas azuis turquesas da cachoeira. Depois seguiremos até a Vila Kalunga do Engenho II, onde teremos um almoço espetacular (não incluído). Voltaremos até a cidade de Cavalcante. No nosso retorno, há a opção por pararmos rapidinho ali na Cervejaria Aracê, uma outra cervejaria artesanal que possui uma excelente IPA fabricada com harmonização de frutos do cerrado, para quem gosta, uma delícia!
 
Descrição da atividade: Estradas de terra e single tracks de exigência técnica moderada.
Distância: 36 quilômetros
Total subidas: 273
Total descidas: 359
 
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em pousada.
 
 
4° Dia - CATARATA DOS COUROS
 
Este será um dia espetacular, de paisagens alucinantes. O nosso pedal passará por terras que culminam em um platô da Chapada dos Veadeiros que possui cenários de exuberância plena do bioma dos campos rupestres de altitude, com visuais de centenas de milhares de Canelas de Emas milenares e Sempre-Vivas, com possibilidade de animais silvestres. Chegaremos então ao complexo de Cachoeiras das Cataratas dos Couros, onde curtiremos todas as suas maravilhosas quedas. O retorno a São Jorge será em nossas Vans. No final do percurso de bicicletas, realizaremos um pequeno trekking de 4 quilômetros (ida e volta) pelas margens do Rio dos Couros, antes da chegada às Cataratas. Este trecho requer o uso de tênis, portanto reserve-os na sua mochila para o dia. Após deixarmos as Cachoeiras do Rio dos Couros,  araremos no rancho da Dona Ana para um almoço tardio (não incluído).
 
Descrição da atividade: Estradões de baixa exigência técnica; Após o nosso dia de atividades, será realizada a lavagem e desmontagem de nossas bikes,
com a devida instalação em seus respectivos cases ou mala bikes. É imprescindível que você acompanhe;
Distância: 43km;
Total subidas: 688m;
Total descidas: 222m.
 
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em pousada.
 
 
5° Dia - VALE DA LUA / BRASÍLIA / ORIGEM
 
Um dos cartões postais mais cobiçados da Chapada dos Veadeiros estará diante de nossos olhos nessa manhã. Partiremos logo após o nosso café da manhã para os nossos últimos quilômetros de pedal, que nos levarão por estradões até ao Vale da Lua, um dos mais famosos cartões postais da Chapada dos Veadeiros. Em seguida, partiremos em retorno a Vila de São Jorge para realizarmos nosso check-out e viagem de retorno para Brasília com previsão de chegada ao Aeroporto Juscelino Kubitscheck às 17h. 
 
* Recomendamos voos com embarque a partir das 19h.
 
Distância: 20 km;
Total subidas: 372m;
Total descidas: 242m.
 
Café da manhã e lanche de trilha;
Sem pernoite incluso.
 
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
 
Valores válidos para as saídas listadas no calendário acima com grupo mínimo de 4 pessoas e pagamento até 31/07.
 
Caso o grupo mínimo de 4 clientes não for atingido o valor será recalculado com a possibilidade de cancelamento sem multa por parte do cliente.
 
GRUPOS 4 OU MAIS CLIENTES - SOMENTE TERRESTRE - VALORES POR PESSOA EM REAIS - HOSPEDAGEM
 
PISA OP.
 



 

Detalhes

Roteiro indicado para pessoas ativas, que praticam atividade física regularmente. Passeios de 32 a 44 km por dia, em terrenos acidentados, com algumas subidas mais íngremes ou mais longas. Vamos pedalar em estradas secundárias pavimentadas com pouco tráfego, bem como em estradas de terra batida com muito pouco tráfego.

Preço a partir de

R$ 2.320,00 ATÉ 30 DE JULHO DE 2020..

Faça sua reserva ou personalize seu roteiro.