LENÇÓIS, DELTA E JERICOACOARA

Aventura

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado na região Norte do Brasil, próxima ao litoral do estado do Maranhão. Fazem parte de seu território os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. O Rio Preguiças nasce e corta todo o Parque, até chegar ao Oceano Atlântico. Os Lençóis Maranhenses resultam de um raro fenômeno geológico. Seus 155 mil hectares são cobertos por dunas, numa paisagem que poderia ser considerada deserto não fosse a enorme quantidade de chuva que cai entre os meses de janeiro a julho. Esta água que cai é aprisionada pelas montanhas de quase 40 metros de altura de areia clara, formando piscinas naturais em tons de verde e azul. O resultado é um cenário de fantástica beleza.

Localizada a aproximadamente 300 Km de Fortaleza, Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é um santuário ecológico. Foi considerada uma das 10 mais belas praias do mundo pelo jornal Washington Post. Em 1984 tornou-se Área de Proteção Ambiental (APA), conservando praticamente intocada sua beleza natural. Gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, misturam aspectos do sertão e da costa litorânea nessa antiga aldeia de pescadores. Apartir de 2002 Jericoacoara tornou-se Parque Nacional.
 

No coração da "Rota das Emoções", juntamente com Jericoacoara e Lençóis Maranhenses, o Delta do Rio Parnaíba é um espetáculo à parte. Localizado no extremo norte do Estado do Piauí, na divisa com o Maranhão, é o único delta das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo. Suas ramificações, braços formados pelo rio antes de encontrar o mar, desenham um arquipélago com mais de 75 ilhas, dunas, lagoas de água doce e uma exuberante floresta tropical que presencia o espetáculo raro preparado pela natureza.

 

 

*** Pacote apenas terrestre. Consulte o aéreo conosco!


 
CONHEÇA O ROTEIRO:

Legenda para refeições: C - café da manhã / A - almoço / Lt - lanche de trilha / J - jantar

1º dia - ORIGEM / SÃO LUÍS - Pernoite em São Luis.
2º dia - SÃO LUÍS - SANTO AMARO - LAGOA DA GAIVOTA (C) - Pernoite em Santo Amaro.
3º dia - SANTO AMARO - BETÂNIA E LAGOA DO MURICI - BARREIRINHAS (C) - Pernoite em Barreirinhas.
4º dia - BARREIRINHAS - LAGOAS DO PARQUE NACIONAL (C) - Pernoite em Barreirinhas.
5º dia - BARREIRINHAS - VASSOURAS - PASSEIO CULTURAL - MANDACARU - ATINS (C) - Pernoite em Atins.
6º dia - ATINS - CABURÉ - TUTÓIA - DELTA DO PARNAÍBA (C) - Pernoite em Parnaíba.
7º dia - PARNAÍBA - BARRA GRANDE (C) - Pernoite em Barra Grande.
8º dia - BARRA GRANDE - TATAJUBA - JERICOACOARA (C) - Pernoite em Jericoacoara.
9º dia - JERICOACOARA - LAGOAS DE JERI E PEDRA FURADA (C) - Pernoite em Jericoacoara.
10º dia - JERICOACOARA (C) - Pernoite em Jericoacoara.
11º dia - JERICOACOARA - FORTALEZA / ORIGEM (C) 

ROTEIRO DETALHADO

1º dia - ORIGEM / SÃO LUÍS - Recepção no aeroporto de São Luís e traslado (12km em asfalto - 20min) ao hotel escolhido. Restante do dia livre. Pernoite em São Luís. 

* São Luís: São Luís é a capital do estado do Maranhão localizada no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Conhecida como São Luís do Maranhão, Capital Brasileira do Reggae e Patrimônio Cultural da Humanidade.

2º dia - SÃO LUÍS - SANTO AMARO - LAGOAS (C) - Saída, em horário a combinar, em veículo privativo até o Sangue (265km em asfalto - 3h30). Embarque em veículo 4x4 com destino à Santo Amaro (36km em estrada de areia - 2 horas,). Acomodação na pousada e descanso. Por volta das 15h00, saída em 4x4 ao Parque Nacional para visita as Lagoas (7km em estrada de areia - 30 min) com caminhadas e paradas para banho. Retorno após o pôr do sol a Santo Amaro e pernoite.

* Sangue: Povoado localizado à beira da MA-402 que liga Barreirinhas a São Luís. É utilizado como ponto de apoio para embarque e desembarque com destino a Santo Amaro, Barreirinhas ou São Luís.

* Santo Amaro: Povoado descendente de Jesuítas, um padre chamado Amaro deu nome ao lugar. O povoamento se deu com o intercâmbio de culturas entre índios e mercadores oriundos de diversas partes do mundo e de negros trazidos como escravos. É um local ainda de pouca visitação se comparado a outros pontos turísticos da região dos Lençóis e, por isso, apresenta infraestrutura rústica e simples. 

3º dia - SANTO AMARO - BETÂNIA E LAGOA DO MURICI - BARREIRINHAS (C) - Check out e saída para o povoado de Betânia (18 km em estrada de areia - cerca de 1h00). Ao chegarmos ao Povoado faremos uma caminhada (duração de 30 min ida e 30 min volta) pelas dunas e pelo Rio Alegre até chegar na lagoa do Murici. Após aproveitar bastante a lagoa retornamos à Betânia, lá poderemos ver o Lago de Santo Amaro e conhecer o outro lado do Parque Nacional. Almoço (não incluso). Traslado para Barreirinha, acomodação na pousada e pernoite.
(Neste dia não retornaremos para Santo Amaro, deixe sua bagagem preparada para seguir direto do passeio para a pousada de Barreirinhas)

* Betânia: Comunidade ribeirinha na qual vivem apenas 25 famílias, Betânia tem ruas de areia e muitos cajueiros. Na época de chuvas, o Rio Alegre cruza a cidade e permite belos passeios de barcos e jangadas.

* Lagoa do Murici: Maior lagoa da região.

* Barreirinhas: É a cidade portal de entrada dos Lençóis Maranhenses, transformado em Parque Nacional em 1981. Está localizada a 260Km da Capital São Luís e possui atrativos como Passeios de Lancha pelo Rio Preguiças, Passeio de 4x4 aos Grandes Lençóis e muito mais.

4º dia - BARREIRINHAS - LAGOAS DO PARQUE NACIONAL (C) - Saída por volta das 08h30 para passeio de dia inteiro em veículo 4x4 até a Tratada de Cima (16km - 1 hora). Em seguida, ao Parque Nacional (4km em estrada de areia - 20 min) para caminhadas e banhos nas lagoas. Retorno no final do dia. Pernoite em Barreirinhas. 

* Tratada de Cima: Povoado localizado à 8km de distância do Centro da cidade de Barreirinhas. É uma comunidade que vive da agricultura e do turismo servindo refeições em casas rústicas.

* Lagoas: Cercadas por dunas de aproximadamente 40 metros, são consideradas uns dos melhores pontos de visitação do Parque. As Lagoas são formadas pela água das chuvas e algumas continuam cheias, mesmo no período da seca. 

* Parque Nacional: Foi criado em 02 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares nas margens do Rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260 km de São Luís. Ocupa uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 05 e 25km em direção ao interior. Estas dunas formam pequenas lagoas de água doce. Abrange os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves.

5º dia - BARREIRINHAS - VASSOURAS - PASSEIO CULTURAL - MANDACARU - ATINS (C) - Check-out do hotel e embarque em voadeira no Rio Preguiças com destino à Tapuio (4km - 15min) para visita à Casa de Farinha e a comunidade Marcelino (30km - 1 hora). De volta à voadeira, parada em Vassouras (40 min) para uma curta caminhada pela APA (Área de Proteção Ambiental) dos Pequenos Lençóis. Seguida rio abaixo passando pela Península de Caburé situada entre o Rio Preguiças e o Oceano Atlântico. No caminho passaremos pelo povoado de Mandacaru (15 min em voadeira e 15 min de caminhada), onde está localizado o Farol das Preguiças. Em seguida, o trajeto termina no porto de Atins onde o veículo 4x4 já estará aguardando para transfer até a Pousada escolhida. Chegada e acomodação.

* Rio Preguiças: Nasce no povoado Barra da Campineira, em Anapurus e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins. É a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade. Meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Seu nome descende dos antigos Bichos Preguiças que viviam as suas margens.

* Tapuio (Casa de Farinha): Localizado a quinze minutos de Barreirinhas via Rio Preguiças. Ali moram não mais que 150 famílias ou cerca de 500 pessoas. É nesta comunidade que José Maria Diniz, um morador local, administra uma Casa de Farinha, onde podemos ver o preparo da Farinha D´água que é feito a base da Mandioca (aipim).

* Marcelino: Localizado à 12 Km do Centro de Barreirinhas, e acessível apenas pelo Rio Preguiças. As artesãs locais produzem bolsas, chapéus e indumentárias da fibra do Buriti. É possível acompanhar o processo de produção de tais artesanatos como o cozimento e tintura da fibra do Buriti em várias cores.

* Vassouras: Fica localizada nos Pequenos Lençóis, primeira parada no Passeio do Rio Preguiças antes de Caburé. Lá vivem algumas famílias que dependem da pesca e do turismo para seu sustento.

* Farol do Preguiças: O Farol do Preguiças, conhecido também como Farol de Mandacaru, localiza-se no Povoado de Mandacaru. Farol marítimo de 54 metros de altura, 19 milhas de alcance e 160 degraus, foi construído em 1940 e inaugurado em 1944 pelo então Almirante Morais Rego. Desde suas proximidades se obtém vistas fantásticas do Parque Nacional.

* Mandacaru: É uma vila de pescadores localizada entre a praia de Caburé e a praia de Atins. É o mais antigo Povoado Ribeirinho. Antes era centro comercial e portuário para transportes por mar até São Luís. As famílias que lá residem hoje utilizam a pesca e a agricultura como forma de sustento.

* Atins: Banhada tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Rio Preguiças, Atins é uma vila de pescadores que é a entrada leste para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Aqui, a rusticidade misturada à bela paisagem parece dar outro ritmo aos dias.

6º dia - ATINS - CABURÉ - TUTÓIA - DELTA DO PARNAÍBA (C) - Após o café da manhã em horário acordado devido a tábua de marés, travessia em lancha até Caburé onde sairemos em 4x4 com destino à Tutóia, passando pelo município de Paulino Neves. Embarque em lancha rápida para travessia do Delta do Parnaíba até o Porto dos Tatus em Parnaíba, passando pelas ilhas Igoronhon, do Paulino, Caju e Canárias. Parada no Morro do Meio para uma rápida caminhada pelas dunas da Baía do Caju. Ao pôr do sol, é possível observar a Revoada dos Guarás (sujeito às condições climáticas). Desembarque e traslado ao hotel. Pernoite.

* Delta do Parnaíba: Formado por 85 ilhas numa área de 2700 km² entre os estados do Piauí e Maranhão, o único delta das Américas é um fenômeno raro que só encontra par no Rio Nilo, na África e no Rio Mekong na Ásia. Dentro de um mesmo ecossistema ele encerra diferentes e pitorescas paisagens: rios, lagoas, dunas gigantescas, banhados, praias desertas de areia branquíssima e os vários tipos de mangue da região. 

* Revoada dos Guarás: A belíssima ave de nome guará, com sua plumagem vermelho vivo, poderá ser vista (dependendo das condições do dia) em grupos enquanto se empoleiram ao pôr do sol, num raro e inesquecível espetáculo.

7º dia - PARNAÍBA - BARRA GRANDE (C) - Check-out da pousada e traslado (95km entre asfalto e terra - 1h30min) à Barra Grande. Chegada e acomodação na pousada. Restante do dia livre para descanso. Pernoite. 

* Barra Grande: praia do Piauí ainda pouco visitada por turistas. Ideal para quem quer relaxar, mas também para quem gosta de esportes como kitsurf e windsurf. 

8º dia - BARRA GRANDE - TATAJUBA - JERICOACOARA (C) - Check-out da pousada e saída em veículo 4x4 com destino a Jericoacoara (140km: 85km em asfalto e 55km pela praia - 6 horas). Durante o trajeto, tour panorâmico pelas praias de Camocim, Ilha do Amor e com parada nas lagoas de Tatajuba e do Torta para almoço. Continuação pelas praias de Guriú e Mangue Seco até a chegada em Jericoacoara para pernoite.

* Tatajuba: Situada no município de Camocim, Tatajuba é uma colônia de pescadores, rodeadas de dunas, lagoas de águas claras e pelo seu belo "braço" de mar.

9º dia - JERICOACOARA - LAGOAS DE JERI E PEDRA FURADA (C) - Saída em buggy até Jijoca para visita à Lagoa do Coração (25km em estrada de areia 30 min). Tempo para aproveitar a lagoa e embarque novamente em buggy até a Lagoa do Paraíso (1km em estrada de areia - 5 min). Almoço e descanso. Retorno no meio da tarde a Jericoacoara e saída caminhando por uma trilha até a Pedra Furada (2km em areia - nível fácil - 20 min). Após visita, retorno à vila. Pernoite. 

* Lagoa do Coração: primitiva, de água clara e tonalidades encantadoras.

* Lagoa do Paraíso: A lagoa é como uma enorme piscina de água natural e temperatura agradável para prática de natação e windsurf.

* Pedra Furada: Curiosa formação rochosa à beira mar em formato de arco que foi esculpida pelo mar e pelo vento. Considerada o cartão-postal de Jericoacoara.

10º dia - JERICOACOARA (C) - Dia livre em Jericoacoara.

11º dia - JERICOACOARA - FORTALEZA / ORIGEM (C) - Em horário a combinar, traslado de regresso para Fortaleza em transporte regular ou privativo (não incluso).


O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA  
 
PARTE AÉREA - CONSULTE NOSSO ATENDIMENTO! 
Os valores de bilhetes aéreos estão sujeitos a variações diárias e a disponibilidade de lugares. Eles são garantidos somente no ato da emissão da passagem, conforme as regras de cada companhia aérea.
 
Política de Criança: valores sob consulta.
 
Preços calculados por pessoa para saídas com no mínimo dois passageiros. Sujeitos à alteração sem aviso prévio. Valores não são válidos para feriados nacionais.
 
 
O programa inclui:
 
- traslado privativo compartilhado para todos os clientes: aeroporto São Luis / hotel em São Luis + São Luis / Santo Amaro + Santo Amaro/Barreirinhas + Atins / Tutóia / Parnaíba / Barra Grande + Barra Grande / Jericoacoara;
- hospedagem com café da manhã;
- todos os passeios citados privativos compartilhados para todos os clientes com acompanhamento de guia, taxas e transporte quando necessário;
- refeições mencionadas no roteiro;
- seguro viagem;
- brinde exclusivo.
 
O programa não inclui:
 
- refeições e bebidas não mencionadas;
- despesas pessoais;
- qualquer outro item não mencionado como incluso.
 
Hospedagem:
 
OPÇÃO 1
SÃO LUIS DO MARANHÃO
Stop Way (standard) - www.stopwayhotel.com.br 
Check in: 12h00 / Check out: 12h00
 
SANTO AMARO 
Pousada Água Doce (chalé) - www.pousadaaguadoce.com.br  
check in: 12h00 / check out: 12h00 
 
BARREIRINHAS 
Pousada do Rio (standard) - www.pousadadorioma.com.br 
check in: 12h00 / check out: 11h00
 
ATINS 
Maresias Atins (apartamento) - www.maresia-atins.com  
* Os apartamentos não tem ar condicionado. 
 
JERICOACOARA
Pousada Blue Jeri (standard) - www.bluejeri.com.br 
check in: 14h00 / check out: 12h00 
 
OPÇÃO 2
SÃO LUIS DO MARANHÃO 
Stop Way (standard) - www.stopwayhotel.com.br 
Check in: 12h00 / Check out: 12h00 
 
SANTO AMARO 
Rancho das Dunas (standard) - www.ranchodasdunas.com.br 
check in: 14h00 / check out: 12h00 
 
BARREIRINHAS
Pousada Encantes dos Nordeste (standard) - www.encantesdonordeste.com.br 
Check in: 13h00 / Check out: 12h00 
 
ATINS
Maresias Atins (apartamento) - www.maresia-atins.com 
* Os apartamentos não tem ar condicionado e água quente. 
 
JERICOACOARA
Hotel My Blue (standard) - www.mybluehotel.com.br 
check in: 14h00 / check out: 12h00 
 
OPÇÃO 3
SÃO LUIS DO MARANHÃO 
Hotel Luzeiros (superior) - www.luzeirossaoluis.com.br 
check in: 14h00 / check out: 12h00 
 
SANTO AMARO 
Rancho das Dunas (standard) - www.ranchodasdunas.com.br 
check in: 14h00 / check out: 12h00 
 
BARREIRINHAS 
Porto Preguiças Resort (standard) - www.portopreguicas.com.br 
Check in: 14h00 / Check out: 12h00 
 
ATINS
Oceano Atins (suíte De Braud) - www.oceanoatins.com 
* Os apartamentos não tem ar condicionado. 
 
JERICOACOARA 
Vila Kalango (Bangalô) - www.vilakalango.com.br 
check in: 14h00 / check out: 12h00
 
PARA AS TRÊS OPÇÕES:
 
PARNAÍBA 
Casa de Santo Antônio (suíte charme) - www.mvchoteisdecharme.com.br 
Check in: 14h00 / Check out: 12h00 
*** O hotel não conta com quarto triplo, os valores são referentes a 1 quarto duplo + 1 quarto single.
 
BARRA GRANDE 
BGK (chalé standard) - www.barragrandekitecamp.com.br  
check in: 14h00 / check out: 12h00 
 
Transporte:
 
Traslados e passeios em veículos fretados. Para melhor aproveitamento do roteiro e devido as condições das estradas locais, em alguns passeios poderão ser utilizados veículos off road (4 x 4).
 
Seguro:
 
Seguro Viagem da Vigos Corretora de Seguros e Representações Ltda. (Assegurada pelo Grupo Bradesco), durante todo o período da viagem, conforme coberturas abaixo:
Morte por Acidente: R$ 20.000,00
Invalidez Total / Parcial por Acidente: R$ 20.000,00
Assistência Médica por Acidente: R$ 3.000,00
Medicamentos em caso de Acidente Pessoal: Incorporado à cobertura de Assistência Médica para Acidente
Assistência Odontológica por Acidente: Incorporado à cobertura de Assistência Médica para Acidente
Traslado por falecimento por Acidente: R$ 3.000,00
Extravio de Bagagem: R$ 600,00
 
Informações úteis:
 
LENÇÓIS MARANHENSES
- A cidade de Barreirinhas possui uma agência do Banco do Brasil, um Banco Postal Bradesco (aberto de 2ª a 6ª das 08h às 17h), duas lotéricas da caixa econômica;
- Em Caburé, Vassouras, Atins e Cardosa não são aceitos cartões, portanto é imprescindível levar dinheiro em espécie.
- Energia Elétrica: a voltagem na região é 220V.
 
CLIMA
O clima nos Lençóis é tropical, quente e úmido. A temperatura mínima na maior parte do ano fica entre 20 e 23 graus e a máxima geralmente fica entre 29 e 31 graus. 
Apresenta duas estações distintas: a estação seca, de agosto a novembro, e a estação chuvosa, de dezembro a maio. Uma das melhores épocas para se visitar os Lençóis é entre Maio e Setembro, quando a chuva já cessou e as lagoas estão cheias. Fora deste período a visita também é indicada, pois trabalhamos com diferentes roteiros que se adaptam ao regime de chuvas visando o melhor aproveitamento da viagem. 
 
DELTA DO PARNAÍBA
De clima tropical, a região apresenta uma temperatura média de 26ºC. 
O Delta do Parnaíba tem um ecossistema riquíssimo. É formado por dunas, florestas, plantações, manguezais e praias desertas. Macaco-prego, jacarés-do-papo-amarelo, as garças e o caranguejo-uçá compõem a fauna da região.
A fisionomia da região é formada por diversos canais, inúmeras ilhas, dunas, lagoas, mangue e vegetação de restinga. 
Na Ilha do Caju o solo é arenoso e se caracteriza pela presença de bromélias e cactáceas.
JERICOACOARA
- Não existem estradas de acesso nos últimos 15km. O percurso é feito entre as dunas ou pela beira da praia, tornando o local ainda mais primitivo.
- A energia elétrica é subterrânea, que alimenta apenas as casas, sem postes de iluminação, para preservar a iluminação natural proveniente da lua e das estrelas.
- Dinheiro: venha prevenido. Não existem agências bancárias ou caixas eletrônicos, e nem todos os locais aceitam cheques ou cartão de crédito. Trazer dinheiro trocado é outra comodidade.
 

Parcelamento em cheques: 5 x sem juros

(Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica; Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura)

Parcelamento em cartão de crédito:

Visa ou Mastercard: 40% entrada em cheque ou dinheiro + 3 parcelas iguais no cartão

Amex: 40% entrada em cheque ou dinheiro + 2 parcelas iguais no cartão

*cartões devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil. 

*a primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.

 

Ref.: Venturas

 

 

Detalhes

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado no norte do Brasil, próxima ao litoral do Maranhão. Fazem parte de seu território os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. E você vai conhecer, ainda, a maravilhosa Jericoacoara e o inesquecível e maravilhoso, Delta da Parnaíba.

Preço a partir de

Consulte valores

Faça sua reserva ou personalize seu roteiro.